Socorro! E se eu pegar H1N1?

flu kid

Bom, meninas, acho que todas estão apavoradas com as últimas notícias sobre o surto de H1N1, né?!

Eu como pediatra já estava com um pouco de medo  e como mamãe estou MUITO!!!

Torço todos os dias para que meus filhos não comecem a tossir, espirrar e/ou ter febre.

Como percebi, se para mim que sou pediatra o risco de meus filhos pegarem o tal H1N1 dá um super medo, imagina  para vocês mamães, que às vezes tem tantas dúvidas sobre o tema.

Por este motivo resolvi escrever este post esclarecendo alguns pontos importantes.

Tenho uma paciente que hoje me disse o seguinte: a gente não tem sossego, quando não é dengue, é Zika; quando não é Zika é gripe! E ela tem razão, o vírus H1N1 nada mais é que um tipo de vírus influenza da família A, e os vírus influenza são os que causam a gripe.

Ah, mas se é só uma gripe, por que tanto alarde????

Simples, porque os vírus influenza tipo A podem causar gripes fortes que “derrubam” quem os pega e causar complicações graves como pneumonias e insuficiência respiratória (e o subtipo H1N1 ainda mais).

 

 

Desde que o H1N1 teve seu primeiro surto no Brasil (em 2009), este vírus ficou circulante por aqui nos meses de outono e inverno. Mas este ano (ainda não sabemos porque), ele resolveu chegar um pouco antes, e o vírus do H1N1 provavelmente sofreu alguma mutação no último ano (como ocorre todo ano com os vírus de gripe) e não estávamos imunizados. Por isso que mesmo quem vacinou ano passado está pegando a doença.

As pessoas estão morrendo de H1N1? Sim, sempre algumas pessoas morrem de gripe, mas quem são estas pessoas? São aquelas que pertencem ao que já identificamos como grupo de risco: os idoso, gestantes, crianças pequenas, asmáticos, pessoas com problemas pulmonares ou cardíacos. Estas pessoas, pertencentes a estes grupos são as que tem maior indicação para fazer uso do Tamiflu (medicação para tratamento), mas depois explico melhor sobre isto.

 

Mas como podemos proteger nossos filhos pequenos já que eles faze parte do tal grupo de risco?

1- VACINAR!!! Com vacina da cepa de 2016 que já está disponível em algumas clínicas particulares. Quem for vacinar no SUS deve levar seu filho já no início da campanha.

se seu filho é menor de 6 meses (ou tem outra contra indicação de vacinar) vacine todos os que tem contato/cuidam dele

2- Evite lugares fechados e/ou com aglomeração de pessoas. Mesmo que você ache que ninguém está doente naquele recinto, alguém pode estar incubando a doença ou em momento de melhora, mas ainda transmitindo a doença.

3- Lavar muito as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel próprio para mãos (não utilize o de limpeza que pode ressecar as mãos e trazer outros tipos de problemas de saúde).

4- Se você estiver com sintomas de gripe (tosse, coriza, espirros e febre) evite sair de casa. Se for essencial seu contato fora de casa utilize máscara e também mantenha suas mãos muito limpas.

E saiba: EXISTE MEDICAÇÃO PARA O H1N1! É o já citado Tamiflu (Oseltamivir), deve ser indicado para os indivíduos com suspeita de síndrome gripal E fatores de risco (idade, doenças crônicas, etc) OU que estejam com quadro de síndrome gripal e sintomas de gravidade (em épocas de surto é possível que o médico indique o uso desta medicação mesmo sem a confirmação laboratorial de influenza do tipo A).

Agora, não confunda o resfriado comum, causado por outros tipos de vírus respiratórios (por exemplo: rinovirus, adenovirus, etc), com a gripe, que pode ser causada por vários tipos de influenza, incluindo o H1N1. Pois os primeiros incomodam, chateiam, mas não derrubam teu filho. Se houver dúvida ou algum sinal de gravidade (falta de ar, febre persistente ou alta, prostração, etc) contate seu pediatra!

 

 

  • Wanessa Izidro

    Olá…minha filha está a +- 1 semana e meia com gripe…coriza…tosse…espirro…e eu acabei pegando dela…mas nenhuma de nós duas tivemos febre….estou evitando levá-la ao hospital pois estou com medo de deixá-la em contato com tantas crianças e adultos com a possível doença…enfim…vc acha Q devo me
    Preocupar??? E levá-la ao hospital?? Sei que é muito complicado vc me indicar Qq coisa já que n está examinando-a…mas preciso de uma orientação…?

  • Juliana Penteado

    Explicação perfeita sobre H1N1 !

    • Muito obrigada! Que bom que gostou!
      Depois curte a página do facebook e/ou segue no instagram que vc receberá sempre os posts novos!