Quando começar o desfralde?


Olá Mamães, hoje estou aqui como pediatra!

(Prometo que depois faço um post contando minha experiência de mãe neste tema)

 

Queria falar um pouquinho pra vocês sobre o desfralde, principalmente sobre o desfralde precoce.

Recentemente eu fui na TV (tô ficando chique né?!) e falei um pouquinho sobre o tema. Vou dar uma resumidinha e deixar o vídeo com as dicas.

desfralde

 

 

Quando desfraldar: Respeite o tempo de cada criança! Elas não são iguais e tem desenvolvimentos e tempos diferentes. É difícil falar em uma idade certa, mas o ideal é que não seja antes dos 2 anos. Em média vai acontecer próximo aos 3 anos, ou seja, não tenha pressa!!

Desfralde noturno: Acontece em média perto dos 4 anos, podendo ser um pouco mais tarde. Só vamos nos preocupar se após os 5 anos a criança ainda não demonstrar sinais de estar pronta para esta etapa.

Riscos do desfralde precoce: a criança pode evoluir com alguns problemas de saúde, como incontinência urinária, enumeres, infecções de urina e constipação intestinal. Por isso mais uma vez, respeite o tempo do seu filho! Não o compare a outras crianças!

Assistam o vídeo abaixo, nele tenho dicas e explicações mais detalhadas sobre este assunto. Na dúvida, sempre converse com seu pediatra! Ele deve ser o melhor amigo da mãe nestes momentos.