Primavera: nem tudo são flores! (época de CATAPORA!)

primavera
Primavera: uma das estações mais aguardadas do ano pela beleza das flores e clima agradável, porém uma época em que algumas doenças se proliferam

Na primavera as flores se desabrocham e as paisagens ficam lindas, mas, não é só de beleza que vive essa época, infelizmente é uma das estações mais secas e com isso ela dissemina algumas doenças, entre elas, a antiga e sempre desagradável catapora.

Embora seja comum na infância e pareça inofensiva é fundamental atenção e vacina, pois traz diversos danos e riscos graves a saúde das nossas crianças. Muitos acreditam que é uma doença antiga, alguns pensam até que foi erradicada, mas, não! É uma enfermidade que pode evoluir de maneira rápida, e acabar tendo complicações e que afetam o sistema nervoso central e pulmões, causando encefalite e pneumonia.

Sem contar no risco de infecção na pele, pois as crianças coçam as feridas, deixando a pele exposta aos microorganismos, principalmente as bactérias, que podem entrar na corrente sanguínea.
catapora

Para evitar o contagio, o ideal é isolar a criança ou bebê contaminado até que todas as lesões estejam na fase de “casquinhas” (crostas). A pessoa com catapora não deve ter contato com mulheres grávidas, bebês pequenos (principalmente recém-nascidos), e pessoas com imunodeficiência.

O tratamento é feito controlando os sintomas, podemos usar analgésicos, antitérmicos e até mesmo anti alérgicos. Se houver infecção na pele, é necessário o uso de antibiótico. Claro que o pediatra de sua confiança precisa avaliar e dar as orientações. A doença dura em média cinco a sete dias.

Por isso, não se esqueçam de vacinar corretamente nossos pequenos, se não evitar a doença, pelo menos virá fraca e não surtirá impacto com tanto vermelhidão e coceira.

Além da catapora, o sarampo e a caxumba também são doenças bem típicas desta época, então mamães: vamos ficar bem atentas à estação das flores!