Pra que serve a Puericultura?

Sweet baby with stethoscope on a white background.

Oi mamães, tudo bem? Como passaram a mudança de estação do verão para o outono? Pela temperatura aqui de São Paulo nem parece que a estação mudou né?! Mas as doenças de outono já apareceram com tudo! Então, lembre-se das dicas do outono para minimizar as doenças nos nossos pequenos.

Hoje, venho aqui falar de uma das minhas especialidades, que tem um nome pouco conhecido, mas é bem antiga e fundamental: a puericultura. O princípio básico desta área da pediatria consiste no acompanhamento integral e auxilio ao desenvolvimento infantil.

Nesse caso, mamães, quando dizemos que é fundamental a nossa presença no começo da vida da criança e durante todo o desenvolvimento dela, acreditem, é. A presença do pediatra puericulturista é essencial para diagnosticar e tratar qualquer tipo de distúrbio e doença que se apresenta com poucos sintomas e garantir que, caso não identificada pelos pais, muitas vezes por serem sinais não tão evidentes, seja tratada adequadamente, evitando o avanço para doenças mais graves. Nosso papel também consiste em garantir que a socialização, linguagem e aprendizagem cognitiva da criança se desenvolvam, sendo assim, identificar dificuldades simples na fala, por exemplo, e apresentar a metodologia necessária para corrigir esse problema é o nosso objetivo.

Durante a puericultura também é papel do pediatra garantir a alimentação adequada para cada idade da criança, orientando desde o aleitamento materno (ou substituto quando for necessário), até a introdução alimentar. Além de garantir que seu filho terá os preceitos básicos de nutrição adequada e a ativação de todos os pontos chave para garantir que o desenvolvimento neuropsicomotor não sofrerá nenhuma alteração ou até atraso. Essas são algumas das diversas arestas que o pediatra puericulturista explora na saúde do seu filho, o principal objetivo é sempre garantir o melhor desenvolvimento e que a saúde sempre esteja em perfeito estado.

A puericultura não visa apenas tratar doenças, mas sim, promover a SAÚDE!

Portanto, aqui vai uma dica de ouro mamães, conheça seu pediatra, marque uma consulta e vá antes do seu filho nascer (muitos pediatras fazem uma consulta ainda no pré-natal) , se identifique e construa uma relação segura com ele, você só tem a ganhar e a saúde do seu pequeno agradece.

É isso mamães, estou disponível para responder qualquer dúvida sobre puericultura!

Beijos e até a próxima!

• Amanda

Adorei o post, muito esclarecer!
    Beijos

• Que bom que você gostou Amanda!