Lenço umedecido ou algodão?

Olá mamães, hoje estava dando uma entrevista para uma revista (depois conto mais detalhes) sobre as assaduras dos bebês, e então me veio a mente um assunto que a muito tempo eu queria ter falado aqui e acabei não escrevendo: qual preferir, os lenços umedecidos ou o algodão e água morna?

Bem, além das orientações de pediatra, vou contar pra vocês como foi minha rotina, em relação a este assunto,  com 2 pequenos.

A recomendação é que a gente evite o uso dos lenços umedecidos nos bebês, principalmente nos pequenos, como os recém-nascidos. É claro que atualmente os lenços estão muito melhores que antigamente, principalmente porque a maioria das marcas não contém álcool etílico, que agredia demais a pele dos pequeninos. Mas mesmo assim, eles ainda possuem muitas outras substâncias que podem agredir a pele do bumbum e toda região genital. Mas eles estão proibidos???

Claro que não. Temos que pensar que hoje em dia as mães precisam de praticidade, por isso sempre libero eles (de preferência aqueles direcionados ao recém-nascidos e hipoalergênicos) para as saídas. Ou seja, quando o bebê vai ao pediatra, tomar vacina ou na casa da vovó (porque são esses os únicos lugares que eu libero no início) as mamães podem usar os lencinhos. Nas outras situações o ideal é preferir o algodão com água morna.

Mas vocês devem estar perguntando como eu fiz né?!

kit higiene


Fiz, com meus 2 bebês, exatamente como oriento. E digo mais, algumas vezes até para sair usava o algodão. Já vou contar como.

Eu comprava aqueles rolos de algodão gigantes, que tem uns 500g, sabem qual é?! Daí, sempre que dava um tempinho, eu ia desenrolando e tirando alguns pedaços (quando tinha tempo ou ajuda da minha fada do lar, eu até cortava eles bem direitinho com tesoura) e deixava os pedaços pequenos dentro de uma caixinha. Ao lado deixava uma garrafa térmica com água morna e uma potinho para colocar a água e molhar o algodão na hora da limpeza. Bom essa era a rotina em casa.

Quando saíamos (e foi assim até os 6 meses) eu levava lenços umedecidos para o Arthur. Mas quando o Otávio nasceu meu marido teve uma grande idéia e colocamos em prática para testar. Adoramos! A gente pegava os pedaços de algodão, molhava e tirava bem o excesso, daí guardávamos eles em um pote com tampa (tipo Tupperware) e levava conosco. Daí limpávamos com estes algodões. Claro que de vez em quando esquecíamos de prepará-los e usávamos os lenços umedecidos, que sempre estavam na mochila.

Outro grande aliado que sempre tínhamos a mão era uma loção de higiene para bebês, que usamos com algodão quando a sujeira era muito grande (tipo cocô até o pescoço). Como mamãe adoram saber marcas, usávamos um da Mustela, mas sei que tem outras marcas também, inclusive nacionais (já vi da Natura, mas não testei).

Foi assim até por volta dos 6 meses, depois liberamos o Otávio para usar os lenços umedecidos quando saiamos e gradualmente fomos mudando em casa também, hoje, ele está com 1ano e 4 meses e já usamos apenas os lenços umedecido, mesmo em casa.

Algumas crianças, mesmo maiores de 1 ano têm a pele mais sensível e precisaram do algodão com água morna por mais tempo, vai depender de cada um. Mas pelo menos naquele início da vida deles, em que ainda são tão sensíveis, devemos fazer um esforço e mantê-los com a forma mais natural (já ensinada pelas nossas avós) e menos agressiva que é o algodão. Nosso esforço vale a pena meninas!

 

Espero ter ajudado a esclarecer esta dúvida tão frequente.

Nos vemos em breve. Deixem seu comentário com sua experiência.