Kit berço combinou com o quarto do bebê, mas e a segurança?


Kit Berço

 

Hoje vamos falar de um assunto que toma a atenção tanto das mães de primeira viagem, quanto as mais experientes: o kit berço. O enxoval que vem com diversos tipos de almofadas e belos travesseiros é uma das partes que mais chama a atenção no quarto do bebê e encantam pela delicadeza, principalmente os modelos bordados e coloridos, mas a questão é: colocar ou não colocar?

Apesar de toda a beleza e encantamento que o produto traz, o uso é contra indicado por risco de sufocamento, inclusive a Sociedade Americana de Pediatria e a Associação Brasileira de Pediatria são terminantemente contra a utilização desse objeto.

 

Muitas de vocês podem estar se perguntando, mas, como assim, sufocamento? As almofadas têm até uma cordinha para amarrar no estrado e os bebês dificilmente se mexem! É isso mamãe, apesar dos bebês recém-nascidos não se movimentarem quase nada, eles se desenvolvem rápido e não há como perceber leves movimentos, ainda que muito sutis, varia de um bebê para o outro, mas, inicialmente a mãozinha tende a se agarrar nas coisas e puxar para perto do rosto, e depois de algum tempo, viram o rosto e muitas vezes encaixam embaixo da almofada, é um grande risco. E ao ficarem maiores, começam a se segurar no estrado e usam o kit berço como escada, aí a chance de cair do berço aumenta.

 

Outro ponto também importante que precisamos alertar é que nessa fase, que as crianças cresceram, elas podem pegar as cordinhas e enrolar nos dedos, mãos e até mesmo no pescoço, fazendo uma espécie de torniquete, o que é um perigo

Mas, ainda, temos o problema respiratório envolvido no kit berço. Pois é, mamães acreditem em mim! Essas lindas e confortáveis almofadas juntam muita poeira e ácaros, deixando o berço do bebê longe das condições ideais de higiene necessárias.

Portanto mamães, apesar de ser lindo, personalizado, perfeito com a decoração do quarto, indico a busca de outro tipo de proteção aos bebês, como o protetor de berço, que é confeccionado em uma tela, e a criança pode se aproximar dele sem o risco de sufocar, usá-lo como trampolim, ou ainda torniquete e sem o risco de juntar poeira/ácaros.

 

kit-berco tela
kit berço em tela

 

kit berço tela
Kit berço em tela

 

E para acalmar o coração de todas as mamães, sabemos que o objetivo do kit berço é proteger contra batidas que eles possam dar quando estão dormindo, mas, na verdade, por mais fortes que pareçam não machucam e não representam risco para os nossos pequenos.

 

Em outro post vamos conversar sobre os cobertores, excesso de brinquedos no berço (quais são adequados ou não), bichos de pelúcia e posição adequada dos bebês. Como todas nós sabemos assuntos não faltam para debatermos aqui no nosso espaço!