Dicas para a mochila dos nossos pequenos

mochila2.jpg

Com a volta às aulas, uma das maiores preocupações das mamães e dos papais é o peso da mochila de seus filhos.

O excesso de material que os nossos filhos carregam em suas mochilas pode prejudicar o crescimento e causar problemas de coluna nos pequenos.

Para ajudar vocês, no post de hoje vou dar algumas dicas para diminuir o peso das mochilas e qual a melhor forma de carregá-las:

1. O peso ideal
Nunca deixe o peso da mochila ultrapassar 10% do peso da própria criança, ou seja, se ela pesar 30 kg, o material não pode ter mais de 3 kg.

2. Regule as alças
A mochila não pode ser maior do que as costas da criança, o ideal é que ela fique na altura do cóccix. Sendo assim, por mais que a criança peça, não afrouxe as alças.

3. Use sempre as duas alças
A mochila tem que ter três pontos de apoio: duas alças e a tira que amarra na cintura. Esses pontos distribuem o peso da mochila. Por isso, por mais que seu filho ache descolado usar apenas uma alça, fique de olho e evite que isso aconteça.

4. Quanto menos bolsos, melhor
Opte sempre por mochilas com poucos bolsos. Até porque, quando ela tem vários compartimentos, fica muito tentador para as crianças carregarem ali dentro mais material do que o necessário.

5. A lancheira é a parte
Por favor, não coloquem a lancheira dentro da mochila junto com todo o material. Além de abafar o lanche, isso vai fazer ainda mais peso. O ideal é comprar aquela lancheirinha – hoje as lojas já colocam até junto das mochilas para fazer o par com o mesmo personagem, desenho ou cor.

6. Dê sempre aquela olhadinha
Um dos nossos papéis principais, mamães e papais, é ser a fiscalizadora de tudo que as nossas crianças fazem. Com a mochila não podemos fazer diferente! O material que vai dentro dela tem que ser o necessário para as aulas do dia seguinte.

ATENÇÃO: Essa dica também vale para as crianças menores, uma vez que elas podem colocar brinquedos e outras coisas dentro da mochila.

7. Escolha as mochilas de rodinhas
Caso seu filho tenha que levar muito material para a escola, o ideal, é optar pelas mochilas de rodinha. Neste caso, a criança também terá que se adaptar para levar a mochila na postura correta. A mochila deve ficar na altura do punho da criança e ela não deverá se abaixar enquanto puxa.

8. Fichário é uma alternativa para os adolescentes
O legal do fichário é que o adolescente não precisará carregar um monte de caderno e ainda os livros na mochila. Com ele fica tudo unificado. Sei que no começo ele pode ter dificuldades de organização, mas, neste caso, a ajuda dos pais é essencial. Uma dica bacana para fichários é comprar aqueles adesivos que ajudam a arrumar as folhas que rasgam.
Gostaram? Espero que sim! Se vocês seguirem minhas dicas, tenho certeza que evitarão a dor de cabeça do começo do ano quando se depararem com aquela lista de material gigante que a escola nos envia.mochila.jpg