Como ler para uma criança

Bom mamães acho que depois dos meu post sobre a leitura para crianças (aqui) ficou bem claro a importância de lermos pelo menos uma história por dia para nossos filhos né?! Mas uma coisa que muitas mães me perguntaram é: mas como, e o que ler para meu filho?

Bom vou começar falando como a pediatra: devemos escolher um livro de acordo com a faixa etária e os interesses da criança. É interessante que sejam ilustradas e curtas, para que possam ser terminadas no mesmo dia. É difícil para eles entenderem que existem capítulos e que a história terá uma continuidade. As histórias mais longas são mais bem aproveitadas pelas crianças mais velhas, que vão esperar com expectativa o momento de se sentarem com os pais para continuar o “projeto” de leitura de determinado livro. Sempre digo para as mães que vão comprar os livros se guiarem, no início, pela divisão das lojas, elas mesmas já deixam os livros separadinhos por idade. Com o tempo você vai entendendo as preferências dos seus filhos e a escolha fica mais fácil.

Bom agora falando como mamãe, queria deixar algumas dicas do que funciona aqui em casa.

As crianças tem um cantinho de leitura, onde guardamos os livros. Como aqui em casa gostamos muito de livro, eles já não cabem todos num só cantinho, e como as preferências não são iguais (o Otávio com 2 anos e Arthur com 4 ainda diferem bem) fiz um canto para cada um, mas são bem parecidos. São espaços onde posso colocar seus livros em uma altura que eles consigam pegar e escolher o que querem e tb pertinho da cama ou de almofadas e tapetes, para já nos sentarmos ali mesmo e iniciarmos nossa leitura.

Captura de Tela 2016-08-26 às 18.07.47

Bom espero que estes cantinho sirvam de inspiração para vocês.