Como lavar???

Você sabe como higienizar as frutas, legumes e verduras que seu filho (e você) irão comer?

 

Hoje foi dia de feira e, como sempre, chego com muitas frutas, legumes e hortaliças, todos para guardar. Mas antes de leva-los a fruteira ou geladeira temos um ritual aqui em casa: higieniza-los antes.

Mas porque? Não basta lavar? Não basta lavar, para matar as bactérias (que podem causar muitas doenças) presentes nas cascas destes alimentos apenas água e sabão não são eficiente, a recomendação é que, após lavar bem com algum detergente neutro, deixemos de molho em uma solução de hipoclorito.

 

Passo-a-passo

  1. Lavar bem os alimentos com água corrente e detergente neutro (pode fazer uso de uma escovinha para te ajudar).
  2. Enxaguar bem os alimentos
  3. Deixar de molho em uma vasilha com hipoclorito por 15 minutos. Este produto é encontrado em supermercados e farmácias e vem com as  suas instruções na embalagem. Para a marca que mais uso aqui em casa precisamos de 20 gotas para cada litro de água. Se você não tiver a solução de hipoclorito em casa, tudo bem, você pode utilizar água sanitária, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água.  A água sanitária é tão eficiente e segura quanto a solução de hipoclorito, e tem uma vantagem, custa muito mais barato. CUIDADO: use apenas água sanitária, se tiver escrito na embalagem alvejante, tira manchas, etc, você não deve usar.
  4. Depois dos 15 minutos é só escorrer a água e secar os alimentos, levando-os para sua geladeira e/ou fruteira. NÃO enxague o alimento na água torneira após tirar do molho, senão você corre o risco de contaminar novamente com alguma bactéria que estaja presente nesta água. Você pode enxaguar em água filtrada, se preferir, mas pode comer sem enxaguar o hipoclorito.

 

Sempre que falo sobre este assunto duas perguntas são muito frequentes:

  • Posso usar o vinagre em vez de solução de hipoclorito?

NÃO. O vinagre não mata as bactérias, ele apenas ajuda a soltar a terra e os insetos que ficam presos nas folhas verde

  • Preciso lavar aquelas frutas que vou descascar, como melão?

SIM. Quando for cortar a fruta, as bactérias que estão por fora, na casca, vão entrar e a gente vai consumi-las