Carnaval com segurança!

 

É época de Carnaval! As ruas estão cheias de brilho, confetes e serpentina. É uma das festas mais esperadas do país e nada melhor do que aproveitar esse tempo com os nossos pequenos, não é? Mas, além de planejar as fantasias, temos que garantir a segurança dos nossos filhos durante todo o feriado.
Por isso, achei importante fazer esse post para dar algumas dicas para vocês:
1. Não se esqueça da cadeirinha!
Viajar no Carnaval é uma delícia, as crianças se divertem e nós também. Mas, antes de cair na estrada, temos que pensar na segurança deles. Por isso, nunca é demais lembrar: todas as crianças até os 7 anos e meio devem ter sua cadeirinha específica. Dos 7 anos e meio aos 10, elas não precisam mais da cadeirinha, mas ainda devem andar no banco de trás e com sinto de segurança.

2. Protetor solar : lambuze os pequenos
Independente se o intuito da família seja ficar na cidade festejando nos bloquinhos ou viajar para o interior ou litoral, nunca podemos esquecer de passar o protetor solar nas crianças. A pele delas é muito sensível, por isso a exposição ao sol é prejudicial à saúde e pode até gerar doenças mais graves. Então, ideal é que você renove o bloqueador a cada 3 horas, nos bloquinhos da cidade, e a cada 2 horas na piscina ou praia. Mas nunca se esqueça: mantenha seus filhos sempre com boné ou chapéu.

3. Repelente: Use e abuse!

Com as altas temperaturas, aumenta também a proliferação dos mosquitos. E quando o assunto é mosquito, não há pai e mãe que não fiquem preocupados com possíveis picadas em seus pequenos. Por isso, além do protetor, não podemos esquecer do repelente, ainda mais agora em tempos de febre amarela.

4. Criança tem que se divertir nos lugares específicos para criança
Você preferiu curtir o carnaval de rua? Então fique atento à programação dos blocos infantis, eles são menos lotados e normalmente há uma corrente de pais para tornar o local ainda mais protegido. Se não tem essa opção na sua cidade, chegue mais cedo ao local e fique lá o tempo suficiente para os pequenos se divertirem, assim você evita a multidão e também vai embora antes de anoitecer.

5. Identificação para se divertir nos bloquinhos
Lugares muito cheios são um perigo para nós, mães. Quantas histórias já ouvimos de mães que perderam seus filhos no meio da multidão? E o pior de tudo é que, normalmente, quando as crianças se perdem, elas não sabem passar informação para ajudar a encontrar os responsáveis.
Para evitar esse tipo de situação tenho duas alternativas. A primeira, e mais importante, é a identificação da criança que pode ser feita numa pulseira ou crachá, nela deve-se colocar o nome da criança, o nome do responsável e um telefone para contato. Uma outra dica é mostrar para os pequenos referências fixas de onde estão os pais, como um prédio diferenciado, uma loja etc.

5. Não se esqueça do calor
Os dias nessa época do ano são ainda mais quentes, então nossa atenção deve ser redobrada para os casos de desidratação. Para não gastar muito sem se descuidar, indico às mamães e papais que levem as bolsas térmicas com água e um lanchinho saudável. Vale frutas, lanches naturais, sucos e muita água.

Se vocês seguirem essas dicas, tenho certeza que aproveitarão o carnaval com muita diversão e sem nenhuma dor de cabeça. Vamos aproveitar. Boa festa!