Brincando com seus filho

Oi mamães,

Janeiro já está quase acabando e com ele as férias escolares.

Algumas devem estar ansiosas por este momento, pois neste período os pequenos dão uma bela canseira nos adultos, né?! Eles têm muita energia para gastar e às vezes não conseguimos acompanhar o ritmo deles. O segredo é BRINCAR!

Bom, para quem tem filhos um pouco maiores esta dica é bem fácil, podem brincar de esconde-esconde, pega-pega, polícia e ladrão, jogos de bola (futebol, vôlei, basquete, queimada), casinha, além de muitas outras brincadeiras em grupo e jogos. Mas quem tem crianças menores e bebês sempre tem dúvida de como brincar com os pequenos. Neste post quero dar algumas dicas de brincadeiras que podemos fazer em casa com as crianças. Toda brincadeira serve de estímulo e ensina alguma coisa para as crianças.

A brincadeira é m atividade capaz de fazer com que acrianá e o bebê prestem uma atenção enorme. É por meio da brincadeira que nossos filhos aprendem muitas coisas de maneira ativa. A brincadeira, é também, uma das melhores formas de estabelecermos relações afetivas com nossas crianças.

1-2 anos:

criança brincando

  • De onde vem o barulho? Colocamos um despertador que faça um barulho divertido e que a criança conheça. Mostramos pra ela o despertador e a relembramos de como é seu barulho. Depois explicamos a ela que vamos escondê-lo e que a brincadeira será encontra-lo. No início podemos dar dicas, por exemplo, dizendo em que como estará. Daí net!ao o escondemos em um local de fácil alcance das criança se que não esteja tão escondido. Ao nosso comando nossos filhos devem ir procurar o despertador guiados pelo som. Enquanto procuram podemos dar dicas dizendo se estão perto de encontrar ou não.
  •  O carro de cobertor: Colocamos um cobertor sobre um piso liso e deixamos que a criança deite ou sente sobre o cobertor; seguramos o cobertor sobre a extremidade que está mais longe da criança puxamos delicadamente, deslocando-o por todo quarto com nosso filho em cima dele.
  • Pulinhos: nesta idade a criança já começa a dar pulinhos se as ajudarmos um pouco. Podemos colocar nossos pequenos em uma superfície seja até 1 palmo mais elevada que o chão (um banquinho, caixote, etc). Ficamos na frente dos nossos filho e seguramos com ambas as mãos, com força. Contamos até 3 e pedimos a criança para pular.
  • Castelo de areia
  • Modelar argila ou massinha de modelar toxica: ficar muito atenta para a criança não levar estes materiais à boca.

2-3 anos:

bolinha_corbaixa

  • corrida de batatas: marcamos 2 linhas no chão, uma de chegada e 1 de saída. Cada criança (ou adulto) era uma vassoura e uma batata e as coloca sobre a linha de partida, após o sinal de comando todos começam a empurrar a batata com a vassoura em direção a linha de chegada. Quem chegar primeiro é o vencedor.
  • corda: com as cordas podemos fazer muitas brincadeiras, uma bem legal é o papai e a mamãe pegarem cada um numa ponta e esticarem bem a corda, elevando-a cerca de 25cm do chão. Daí pedimos para a criança passar por baixo da corda como uma lagarta de barriga para cima, arrastando-se; depois ela deve passar por cima da corda, sem encostar nela. Primeiro as mãos, depois as pernas. Esta brincadeira é bem legal para a criança desenvolver o equilíbrio.
  • Cobrinha: seguramos uma corda por uma de suas extremidades e a fazemos serpentear pelo chão, as crianças devem tentar pisar nela; em seguida podemos continuar a serpente-la, mas desta vez a criança deve pular não deixar que a corda encoste nela
  • Bolhas de sabão
  • Quebra cabeça: para começar ele deve ter no máximo 8 peças grandes

3-4 anos

crianças brincando 2

  • Nesta idade a brincadeira começa a ficar mais fácil. Já temos mais facilidade em jogos e na aceitação do perder e ganhar.
  • Jogos como memória e outros de tabuleiro já são bem vindos
  • desenhar e pintar
  • modelar com massinha ou argila continua sendo uma ótima opção de brincadeira
  • cotação de história: você pode contar uma história de um livro e em seguida pedir a ela que conte sua versão da história.
  • culinária: seu pequeno já pode começar o caminho como chef de cozinha. Deixe ajudar a misturar a massa do bolo, modelar os biscoitos, etc. Só lembre-se de tomar muito cuidado com o fogão/forno

Bom espero ter ajudado a criatividade de vocês a ter ótimas idéias para aproveitar este fim de férias com muitas brincadeiras