8 dicas de como viajar sem os filhos

Como prometido no meu post anterior, lá se vão as dicas para diminuir a saudade e facilitar a viagem sem filhos:

unnamed

1) Não mude a rotina da criança.

Na medida do possível tente que a criança não tenha bruscas mudanças de rotina, tente fazer com que ela durma na sua própria casa e continue a ir a escola (se ela já a frequentar).

 

2) Crie um Guia de cuidados.

Faça uma espécie de manual das crianças e entregue a quem irá cuidar delas (no meu caso, as avós). Nele inclua telefone do pediatra, em qual hospital levar em caso de emergência, medicamentos que mais utiliza, como remédio de febre ou alergia, com suas doses (converse com seu pediatra sobre este item), o que colocar na mochila da escola, horários de alimentação e tudo mais que você achar relevante para manter a rotina do seu filho.

 

3) Crie um calendario lúdico.

Desenhe numa cartolina quadrados com os dias que estará fora, e ao fim de cada dia a criança poderá marcá-lo, seja com um “x”, um desenho, ou um adesivo. Esta dica quem me deu foi uma amiga que é psiquiatra infantil e funcionou muito bem aqui em casa.

 

4) Despeça-se dos filhos e explicar que vai voltar.

Por mais doloroso que possa ser na hora, isto traz segurança a criança. Ela não terá a impressão de abandono e saberá que você vai voltar.

 

5) Ligue sempre que possível.

Utilize a tecnologia a seu favor. Muitos lugares tem wi-fi, então mesmo em viagens internacionais ligue e fale com seu filho. Nós utilizamos muito o Whatsapp e o Skype. Alguns amigos não recomendaram o uso de video-chamada, porém nós usamos, gostamos e achamos que foi muito importante, principalmente para o bebê. Se a criança for maior, sempre reforce que logo vai voltar.

 

6) Ocupe a cabeça.

Aproveite a viagem, distraia-se e tente não passar o dia pensando nos filhos.

 

7) Traga uma lembrança para a criança.

Criança gosta muito de ganhar presente, e quem tem filhos sabe que não precisa ser nada caro. Portanto, não traga muitos presentes e nem tente compensar sua ausência com eles, mas um souvenir vale a pena. Demonstra que lembramos deles.

 

8) Não tenha compromissos para o dia da volta.

Aproveite o dia da volta para se dedicar integralmente aos pequenos e matar a saudade.