15/09 Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

Queridos pais, hoje nós vamos falar sobre um assunto muito sério: linfoma infantil. Para quem não sabe o que são os linfomas, vou dar uma breve explicação para vocês.

Linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Esse sistema é constituído por gânglios que se unem pelos vasos linfáticos e atuam na defesa do nosso organismo contra infecções.

No dia 15 de setembro nós celebramos o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. Essa data ressalta a importância de identificar precocemente seus sintomas, o que ajuda no tratamento. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que só em 2017, teremos mais de 1.700 novas incidências de linfoma infantil. Não existe nenhum tipo de prevenção, mas as chances de cura podem chegar até 90%, dependendo do subtipo.

Quanto mais cedo identificar o linfoma, maiores serão as chances de cura. Por mais estranho que pareça, os principais sintomas costumam ser doenças simples como: febre persistente sem evidência de infecção, perda de peso relevante e suor noturno abundante. Além disso, também acontece um aumento progressivo e indolor dos gânglios e cansaço.

Por isso é muito importante sempre estar atenta ao corpo de nossos filhos, acompanhar sempre com o mesmo pediatra, alguém que o conheça bem e possa sempre acompanhá-lo. E lembre-se caso tenha dúvidas converse com o pediatra do seu filho, ele, assim como você, conhece bem a saúde do seu filho, e se for preciso ele irá investigar da melhor forma possível.

Por hoje é isso mamães e papais, compartilhem o texto para ajudar na conscientização sobre linfomas e fiquem de olhos nas minhas redes sociais para receberem as próximas dicas.

Facebook: facebook.com/dicasdamamaepediatra
Instagram: @mamaepediatra